martaprozil

Marta Prozil

Fascinada pela criação artesanal, iniciei a minha actividade em 1986. Desde então comecei por confeccionar os meus primeiros trajes e bordados de Viana, entre outros objectos do artesanato tradicional de Viana.

O contacto com os primeiros clientes e o público em geral fez-se em 1991, quando abri pela primeira vez o meu estabelecimento comercial no centro histórico da cidade de Viana, na Rua Grande n.º 17.

A par dos variados produtos tradicionais que podem encontrar no meu estabelecimento, também tenho realizado ao longo dos anos trabalhos personalizados e por medida, dando resposta ao pedido de muitos clientes.

Assim, convido-os a conhecer este espaço dedicado ao mais belo artesanato que aqui se produz, alusivo às cores e ao folclore de Viana.

 

Certificação dos Produtos Marta Prozil

Em 2012, num processo de reconhecimento no âmbito do Estatuto de Artesão e Unidade Produtiva Artesanal, a minha actividade ligada à produção de bordados de Viana foi certificada.

  

A obtenção deste certificado conferido pela ADEREMINHO, Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, autoriza-me a comercializar bordados de Viana certificados e a utilizar a marca “Bordado de Viana do Castelo”.

Imagem do Certificado n.º BVC.005.0/2014, renovado em 19.11.2013, pela Entidade promotora: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Entidade certificadora: ADEMINHO: Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho.

De igual modo, os tradicionais lenços dos namorados do Minho, objecto de certificação pela mesma entidade, também podem ser encontrados no meu atelier, uma vez que sou uma artesã certificada pela Adere-Minho.

Em 2013 recebo a “Carta de Unidade Produtiva Artesanal” no ambito das actividades artesanais, nomeadamente a confecção de bordados, emitida pelo IEFP, ao abrigo do “Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais”.